03 passos para atrair clientes de qualidade usando sua energia e essência
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Olá gente, tudo bem?
Hoje vamos conversar sobre marcas com propósito. Marcas que atraem clientes de qualidade e como você pode ter acesso a essa estratégia.
Quero primeiro recapitular com você um pouco da história da nossa sociedade para entender o momento que estamos vivendo.
A Era dos Serviços
Após a revolução industrial surgiu a necessidade e, portanto a busca por empresas de prestação de serviços.
(Tenho um outro texto falando sobre a evolução das marcas durante esse período).
Inicialmente foi muito bem para as empresas prestadoras destes serviços pois havia muita demanda e pouca oferta.
Por outro lado atualmente vivemos em um momento de muita oferta, sendo que dentre estas inúmeras ofertas, boa parte das empresas e profissionais passaram a se mostrar de forma muito igual.
Para se diferenciar, as empresas começaram a comunicar muito mais que somente os aspectos técnicos dos produtos e serviços oferecidos.
Com o acirramento da concorrência surgiu a necessidade de comunicar também os benefícios agregados dos produtos e serviços disponibilizados ao mercado consumidor. Comento sobre isso nesse artigo.
A era Digital
Com a chegada da fase digital muitas marcas precisaram rever sua forma de comunicação, pois essa nova era trouxe novas necessidades:
1 Maior conexão com cliente
As empresas passaram a trabalhar a humanização das suas marcas.
2 Pensamento coletivo
Necessidade de não só pensar em lucro e sim no coletivo.
Empresas estão se posicionando como embaixadoras de algumas causas:fome, abuso feminino, homosexualidade, preservação do meio ambiente, etc. e agregaram isso ao seu marketing.
Então, surgiram campanhas do tipo: “ajude as pessoas que passam fome”, “a cada sanduiche vendido, 5% do valor é destinado ao programa Fome zero e etc”.
3 Entender o comportamento do consumidor
Ou seja é preciso ficar de olho na forma como o consumidor se comporta diante dos acontecimentos da sua vida e do mundo.
Os consumidores não querem mais só apenas satisfazer seus desejos e necessidades através das empresas, eles querem saber que ao comprar de você eles fazem parte de algo mais.
Toda a criação do marketing, a partir de agora, está muito mais de olho no comportamento do consumidor, transformando as marcas das empresas e dando personalidade a elas.
Todavia, para entender o consumidor, temos que entender melhor o ser humano.
Importância da tribo
Com exceção de uma pequena minoria, o ser humano não sabe viver sozinho, assim, grande parte dos homens passa boa parte do seu tempo em busca da sua tribo.
Porém, como é possível identificar a qual tribo alguém pertence?
Você já viu grupos de adolescentes nos shoppings? A gente consegue distinguir os grupos pelas roupas, pelos fast foods em que eles lancham, dentre outros detalhes.
Com consumidores é a mesma coisa contudo, esta análise deve ser baseada nos seus pensamentos e comportamentos.
O que podemos aprender com esses comportamentos das tribos?
As marcas, a partir de agora, se tornarão ponto de encontro de pessoas que pensam do mesmo jeito, tem o mesmo estilo de vida, comungam dos mesmos valores.
Um bom exemplo disso são as lojas Harley Davidson. Elas não vendem motocicletas. ELAS vendem um estilo de vida!
A marca se tornou ponto de encontro de pessoas que tem um estilo de vida específico: rebelde e aventureiro.
“A Harley-Davidson se tornou o que chamam de marca social (social branding), ou seja ela atingiu um patamar que não mais pertence a empresa que a criou, ela pertence a cada um de seus consumidores que adotaram a marca como um modo de vida.” (https://www.estudioroxo.com.br/)
Outro exemplo é a marca de roupas Reserva. Esta marca não reflete apenas uma uma loja de roupas. Conforme um dos próprios fundadores, suas camisetas são um outdoor andante. O cliente não compra uma camiseta, ela compra a causa por trás daquela frase estampada na camiseta.
Ela conecta pessoas que tem vontade de berrar as frases que são estampadas nas camisetas. E estas frases têm grande relação com os valores que a empresa defende, por isso a identificação.
Marca Pessoal
Ok, Fernanda, e o que isso tem a ver com a minha marca pessoal?
Tudo, pois você é a sua empresa!
Mesmo que você tenha uma empresa com muitos funcionários, sua empresa é você! Ela reflete suas características e seus valores.
Você já parou para pensar nos motivos que te levou a criá-la?
Quem aqui consegue rapidamente responder a esta pergunta?
Muitos não conseguem responder ou respondem de forma genérica.
- Montei para ganhar dinheiro.
- Montei porque o mercado estava precisando.
- Montei porque preciso sustentar a minha família.
A verdadeira resposta não é nenhuma dessas...E ela só será encontrada quando parar para pensar sobre: quem é você e qual a marca que você quer deixar no mundo? Ou seja, quando você parar para avaliar qual o seu propósito.
Vamos refletir sobre isso?
- Quando você descreve o que faz, como faz esta descrição?
- O que você diz, quando descreve o que a sua empresa faz?
Você já parou para pensar que, para serem aceitas, as pessoas costumam se descrever de forma genérica?
Eu sou fotógrafa, designer, empresária, coach.
Dessa forma eu sou encaixada em algum padrão de pessoa, preconcebido na cabeça do outro.Porém, ao fazer isso, eu anulo meu lado mais lindo e único!
O que você acha da descrição abaixo?
Sou uma idealista que acredita que cada ser humano é como uma estrela tem luz e brilho próprio e merece BRILHAR, e, eu estou aqui para ajudá-los neste caminho, através da valorização da sua imagem profissional. Atuo como fotógrafa e coach de imagem.
Desejo de ser aceito
Quantas vezes me senti um ET por pensar diferente e não gostar de seguir os padrões? Quantas vezes me anulei, e não fui capaz de demonstrar meu potencial, pensando no que as pessoas iriam pensar sobre mim?
Diante disso, às vezes me pego pensando: quantas pessoas devem estar nesta mesma situação, sem conseguir viver todo o seu potencial, desperdiçando seus dias, em vidas profissionais vazias e sem sentido.
Os consumidores de hoje desejam empresas genuínas e que construam tribos (comunidades) baseadas nos seus valores e as façam se inspirar.
Marca pessoal é energia e conexão
Você sabe que eu acredito que tudo é energia. Neste sentido, a física quântica nos ensina que se olhássemos para nossa pele e tivéssemos a capacidade de enxergar tipo zoom da câmera, ampliando-a milhares de vezes, iríamos perceber que o que chamamos de matéria sólida nada mais é do que energia condensada.
Somos formados por inúmeros átomos, que são compostos de núcleo envoltos em nuvens de elétrons.
Esses núcleos não encostam uns nos outros. O que ocorre é uma troca de energia dos elétrons.
Então, se pararmos para pensar, nós não tocamos as coisas e as pessoas.nós apenas estabelecemos aproximação dos elétrons. Quando toco na sua mão, o que ocorre é uma troca de energia entre nós dois, pois nossos campos magnéticos se aproximam e se afastam.
Ressonância, como nos atraimos
Ainda sobre energia, existe uma outra coisa fantástica que é a ressonância.
Ressonância é o fenômeno em que uma frequência vibra próxima de outra e as duas passam a vibrar juntas.
Podemos perceber isso acontecer quando conhecemos uma pessoa e imediatamente nos afeiçoamos à ela.Nos sentimos atraídos, e quando conversamos, percebemos que gostamos dos mesmos tipos de filme, música e marcas, ETC..
Isso não é coincidência!Nos atraímos devido a estarmos vibrando na mesma frequência e, a partir daí, a gente se conecta com o todo.
Eita papo doido, não é?
Viva sua essência
Vou fazer uma dinâmica aqui com você. Topa?
Pense rapidamente:. se você fosse um animal, qual seria?
Imagine que você respondeu gata.
Agora me diga:, você saberia dizer se as pessoas conseguem reconhecer este animal em você?
Será que você está vivendo a natureza de uma gata, mas no fundo você é uma pantera que se acostumou a ser gata só para que as pessoas te aceitem?
Você já vive assim há tanto tempo, que realmente acredita que é uma gata. (Leia mais sobre crenças limitantes)
Sendo verdade, você criou uma empresa para conectar / vender para outros gatos, porém você não está conseguindo sucesso ,sabe por quê? Porque no fundo você é uma pantera e não uma gata.
Sua essência é de pantera (estratégia e liberdade), ao contrário da de uma gata (docilidade dos animais domesticados), porém, você não está vivendo a sua essência.
Imagem profissional e empresa
Qual o reflexo disso na sua vida profissional e na da sua empresa?
Muito provavelmente você construiu sua empresa sobre um propósito que não é genuíno, pois ela não reflete a sua personalidade. Sendo assim, ela se torna um fardo.
Talvez até não seja necessariamente um fardo, mas ela não se desenvolve, porque você não coloca paixão nela.
Você vive a investir em marketing, só que em um marketing sem propósito e sem autenticidade pois, nesse caso, você está se comunicando como gata, para atrair gatos, mas no fundo você é pantera e está tentando ser algo que você não é.
Quando compreender isso e passar a viver sua a essência (de pantera) você vai entender como gerar uma marca que atraia outras panteras e estas vão te entender, vão acreditar em você e vão querer seguir junto com você.
Você vai encontrar melhores parcerias e melhores clientes, porque eles agora se reconhecerão na sua empresa. Você formará uma comunidade!.
Essência e Imagem
Alinhando-se à sua essência, você a demonstrará nos seus comportamentos e no seu brilho nos olhos.
O seu corpo reagirá e todos perceberão este avanço. Sua energia aumentará, você encontrará sua motivação e, dessa forma, viverá sua essência.
Você encontrará o seu super poder e, com isso, demonstrará o seu valor.
Como atrair clientes de qualidade
Você não está atraindo o cliente de qualidade, aquele que é o cliente certo para você, porque o seu marketing está vibrando na frequência errada.
Como você já aprendeu que Marca Pessoal é a forma como você se apresenta ao mundo e como o mundo te percebe, você já entende que, por não estar vivendo a sua essência, você vibra na frequência errada e transmite mensagens que não guardam conexão com o que você deseja.
Isso faz sentido para você?
Para mim sempre fez, eu só não sabia que eu não era doida por pensar assim. Foi um alívio quando começei a estudar e encontrei pessoas que confirmam este meu pensamento.
A cada dia, tenho encontrado mais pessoas, empresas e marcas que pensam e têm comportamentos que aprovam essa minha ideia e isso me faz sentir que estou em casa, que tenho uma comunidade que me entende e estou em um ambiente seguro.
É essa a sensação que você deve buscar transmitir para seus consumidores.
Que sua empresa é o ambiente seguro para pessoas como ele. Assim, você atrairá clientes de qualidade que são os clientes que precisem do que você vende, que acreditam em você e te valorizam. Além de serem clientes que podem pagar por você. (Outro dia conversamos mais sobre isso).
03 passos para atrair o cliente certo
Certo, e agora? O que eu posso fazer de imediato para modificar a comunicação do meu marketing?
- Descubra seu propósito
- Comunique seus valores
- Crie uma tribo
- Propósito
Você o encontra através de uma viagem interna, identificando qual é a sua identidade e os seus motivadores.
Para existir identificação com o público é preciso assumir a sua personalidade e seu propósito.
Existem muitas ferramentas que podem te ajudar, porém, contrate um coach, se não conseguir sozinho.
- Valores
Também existem muitas ferramentas para identificar seus valores morais.
Quais são as coisas que mais te irritam e quando acontecem? Com certeza você se irrita porque elas ferem os seus valores.
As redes sociais são ferramentas muito boas para demonstrar ao público os seus valores.
Faça um mix de sua vida pessoal e profissional.Muitos dos seus valores são comunicados inconscientemente nas atitudes que você têm durante seu dia a dia;, durante o convívio com família, ou quando você manifesta opinião em algum comentário.
- Crie sua Tribo | Comunidade
Pense que você vai atrair pessoas que são parecidas com você e se você está vivendo sua essência, tudo isso ficará mais fácil.
Estude rotina, hobbies, desejos e atitudes de pessoas que vivem com o mesmo pensamento de mundo que você tem, que pensam o mundo e a vida da mesma forma que você, assim conseguirá entender as suas necessidades e expectativas.
Crie um ambiente criativo, virtual ou não, que propicie interações entre a sua marca e o consumidor. Um espaço de diálogo entre um grupo de interesse que permita que seus consumidores criem a cultura de sua marca,
Seja presente na vida dos seus consumidores: Patrocine e organize eventos relevantes para sua tribo.
Lembre apenas que, para atrair clientes, neste primeiro momento, você não deve pensar e falar em vendas. Isso ainda não é o que ele está procurando. Essa parte da estratégia é voltada a construir relacionamentos, ou o que no marketing digital se chama de esquentar o lead.
Quem quiser saber um pouco mais sobre isso clica aqui.
Por fim, encontre suas respostas e viva sua essência!Dessa forma você transmitirá mensagens positivas sobre você e sua empresa, e estará a reafirmar A todo dia e a todo momento, a sua ideologia, tornando sua MARCA forte no mercado.
Espero ter ajudado.
Querendo conversar mais sobre isso, entre em contato.
Abs,
Fernandda Menezes
GF Studio