03 etapas da construção da sua marca pessoal
Compartilhe
O processo de construção da sua marca.
Assim como nas ciências, a constução de uma marca reune uma série conceitos básicos.
Etapas do processo de construção da marca pessoal
Conforme Aldo Wandersman, o processo de construção é dividido em quatro fases.
A primeira é a Fundação. E como nas construções arquitetônicas, é nela que você estabelece as suas bases. Esse é o momento de identificação dos seus valores e seu principal atributo.
A segunda tem relação com posicionamento. Nesta etapa você vai selecionar o seu nicho de atuação, audiência ideal, avaliar a concorrência e identificar o melhor ponto de partida.
A terceira etapa é a parte que trata da embalagem. Nessa fase você deverá reunir os elementos da sua marca em uma mensagem poderosa, e moldá-la para estar sintonizada com a sua audiência e de acordo com os canais de comunicação disponíveis.
Eu costumo chamar esta fase de criação de discurso, pois é quando você vai aprender a se apresentar, quer seja em uma conversa informal entre familiares e amigos, ou numa apresentação profissional.
A quarta e última etapa trata da promoção. Será necessário aprender a utilizar as mídias digitais e sociais e criar uma estratégia de divulgação.
A construção da sua marca é um processo que não é concluído de um dia para o outro e, nem mesmo em alguns meses. É um processo que leva a vida inteira.
É uma tarefa diária, pois, você irá definir todos os parâmetros e deverá mantê-los em constante vigilância e reafirmação, através de suas ações o tempo todo.
É acima de tudo um processo que antes de ser iniciado demanda clareza de objetivos, propósitos e, autoconhecimento.
Você terá que alinhar a percepção externa que quer criar, com a sua realidade interna.
O processo de construção de uma marca não se enquadra na categoria dos esquemas para ganhar dinheiro fácil.
Ele se desenvolve ao longo do tempo e passa por diferentes fases.
Fases do gerenciamento da marca pessoal
Na primeira você vai analisar o quanto de controle tem sobre a percepção que é gerada nos outros, pois, independente da sua vontade, a sua marca será construída.
Na segunda, você já terá definido os parâmetros que compõem sua marca, terá controle da percepção que os outros têm de você e começará a colher os frutos de ser mais reconhecido pela sua audiência ou público alvo.
E, finalmente, na última fase, você virará um o ícone, uma referência no seu nicho, e será percebido como autoridade. O cliente confia em você, e desse modo, fazer negócios com ele fica mais fácil.
Desenvolva a coragem de ser quem você é e torne-se sua maior vantagem competitiva. Gerencie sua marca pessoal!
Se você quiser trocar idéias sobre o assunto entre em contato através dos nossos canais de comunicação e redes sociais. Vamos adorar conhecer a sua opinião!
Nos ajude compartilhando este artigo. Nossa missão é ajudar mais profissionais a tomar consciência da importância de cuidar da sua marca pessoal e tornar sua imagem pessoal influente.
Abraços e até breve.
Fernanda Menezes
Coach, Design e Fotógrafa
Este artigo faz parte de uma série que estamos publicando sobre construção de marca pessoal, criação de imagem influente, uso de fotografias profissionais de forma adequada ao seu perfil, entre outros. Artigos que fazem parte do projeto Você SEMPRE bEM!
Leia também: 03 valores que devem c.ompor a sua marca pessoal. Aprenda a identifica-los.