Como você pode "se vender" sem se tornar arrogante e chato?
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Você já sentiu que embora faça algo melhor do que os outros, na sua categoria, eles conseguem ter melhores resultados do que você? Como mudar essa situação?
Você sabia que expor o seu sucesso é fundamental para ter mais sucesso?
Então,
Como você pode "se vender" sem se tornar arrogante e chato?
Vamos refletir sobre isso?
Muito se fala em marketing pessoal no intuito de tornar-se autoridade no seu nicho de negócio, porém, eu penso que de nada adianta gastar tempo e dinheiro com MKT sem antes fazer a gestão da sua marca pessoal.
Mas o que é marca pessoal?
Em resumo é o conjunto de suas características pessoais, propósito de vida, valores e atributos pessoais.
E quais as vantagens de fazer esta gestão?
São muitas, destaco algumas:
· Definir-se a si mesmo, antes que alguém o faça;
· Educar o mercado a respeito do seu valor;
· Estabelecer conexões entre sua identidade, o serviço que você presta e o que os clientes necessitam;
· Potencializar a percepção das suas qualidades;
· Diferenciar-se dos concorrentes;
· Criar respeito e reconhecimento na sua categoria.
Ao projetar uma marca pessoal bem definida as pessoas serão capazes de te reconhecer e se interessar pela sua trajetória fazendo com que você se destaque no mercado.
Através da gestão da sua marca pessoal você transmite ao público uma mensagem clara sobre você que deve ser confirmada através do seu comportamento, gerando uma boa reputação. Nesse sentido é criado em torno de você um maior interesse pelo público gerando reconhecimento.
Você tem cuidado da sua imagem pessoal?
Você tem ciência de quais palavras vem à mente dos outros quando pensam em você?
De que forma você acredita que sua imagem pessoal impacta no seu negócio?
Nunca havia pensado sobre isso?
Porque se tornar autoridade fará com que eu atraia mais clientes?
Nós somos educados para respeitar e confiar em figuras de autoridade como professores, policiais e cientistas de jaleco entre outros. Portanto se você ainda não é reconhecido e indicado pelos seus clientes, considere elaborar uma estratégia para se tornar uma autoridade. Você passará a ser confiável para muitas pessoas e atrairá mais olhares o que poderá gerar mais clientes.
Alguns passos que você poderá seguir:
· Tenha presença digital. Eu recomendo que seja através de um blog rico em conteúdo;
· Não venda, ensine algo que você domine;
· Seja consistente e constante;
· Faça network especialmente com pessoas influentes no seu nicho e que estejam dispostas a ajudar a promover você;
· Preocupe-se com o conteúdo mais também com design;
· Vincule a sua imagem ao conteúdo;
Conheça como o seu público te enxerga.
De nada adianta elaborar uma bela estratégia de marketing pessoal se você não souber com clareza como você é percebido pelo seu cliente.
Sua marca pessoal possui um posicionamento na mente do seu público independente da sua vontade. Ao saber como você é percebido e, identificando que esta percepção não está de acordo com o que você espera você tem a possibilidade de criar estratégias que façam com que seu público o perceba conforme você deseja.
Para isso é necessário antes de tudo, autoconhecimento e um trabalho voltado para gestão da sua marca pessoal, o chamado personalizado Personal Branding.
O início do processo é sua reflexão acerca das questões:
· Quem sou eu?
· Qual o meu papel no mundo?
· O que me torna único?
· Como quero ser reconhecido pelo meu público?
Depois é pensado em seu mercado.
· Qual o meu atributo pessoal?
· Como quero estabelecer a comunicação com meu público?
· Onde devo concentrar meus esforços para atrair mais público?
Cada processo de Personal Branding é individual e depende do estágio de consciência em que o cliente está. O profissional apenas age como um facilitador para que o cliente encontre dentro de si todas essas respostas.
Assim como a consultoria de Personal Branding, a definição das estratégias de marketing pessoal também é construída de acordo com as características pessoais do cliente e do seu público alvo adequando sempre ao tipo de atividade que ele exerce.
A gestão da marca pessoal é um processo que tem início e dura a vida inteira e poucos profissionais e empresários tem consciência da sua importância. Quem a conhece garante uma vantagem competitiva porque sai na frente dos concorrentes.
PESQUISA DE MARCA PESSOAL
Identifique como você se vê e como o seu público te enxerga.
De nada adianta elaborar uma bela estratégia de marketing pessoal se você não souber com clareza como você é percebido pelo seu cliente.
Sua marca pessoal possui um posicionamento na mente do seu público independente da sua vontade. Ao saber como você é percebido e, identificando que esta percepção não está de acordo com o que você espera você tem a possibilidade de criar estratégias que façam com que seu público o perceba conforme você deseja.
Para isso é necessário antes de tudo, autoconhecimento. O início do processo é sua reflexão acerca das questões:
· Quem sou eu?
· Qual o meu papel no mundo?
· O que me torna único?
· Como quero ser reconhecido pelo meu público?
Depois é pensado em seu mercado.
· Qual o meu atributo pessoal?
· Como quero estabelecer a comunicação com meu público?
· Onde devo concentrar meus esforços para atrair mais público?
Cada processo de Personal Branding é individual e depende do estágio de consciência em que o cliente está. O profissional apenas age como um facilitador para que o cliente encontre dentro de si todas essas respostas.
Assim como a consultoria de Personal Branding, a definição das estratégias de marketing pessoal também é construída de acordo com as características pessoais do cliente e do seu público alvo adequando sempre ao tipo de atividade que ele exerce.
A gestão da marca pessoal é um processo que tem início e dura a vida inteira e poucos profissionais e empresários tem consciência da sua importância. Quem a conhece garante uma vantagem competitiva porque sai na frente dos concorrentes.
Questione-se:
Você tem cuidado da sua imagem pessoal?
Você tem ciência de quais palavras vem à mente dos outros quando pensam em você?
De que forma você acredita que sua imagem pessoal impacta no seu negócio?
Para finalizar gostaria de deixar uma mensagem.
"Você é o maior ativo da sua empresa. Desenvolva a coragem de ser quem você é e torne-se a sua maior vantagem competitiva."
Se você quiser trocar idéias sobre o assunto entre em contato através dos meus canais de comunicação e redes sociais. Vou adorar conhecer a sua opinião!